quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Em que ano foi tirada esta foto?


Quem poderia ser capaz de dizer em que ano foi tirada esta foto? Por quem foi tirada? Quem "bateu esta chapa"?
Seria natural para as pessoas mais observadoras, avaliar a forma dos uniformes e a partir daí, sugerir um ano.
Mas o bom mesmo, seria obter de alguém que fosse capaz de dizer com a certeza de haver vivido este tempo muito interessante. Alguém que provavelmente, carrega alvos cabelos brancos... Senão, os pintar com regularidade de quem guarda sua vaidade, mesmo que os anos tenham avançado.
Que tal se, com paciência, chamarmos as avós, os avôs, o pai, a mãe, um tio, uma tia ou sei lá, alguém que tenha estudado ou morado na região antes dos anos 60?
Com certeza, as vista cansadas, brilharão ao se lembrar de colegas, amigos, vizinhos. Travessuras...

8 comentários:

Unknown disse...

Creio que a foto foi tirada por volta de 1958/59.
Quando entrei no Conte, em 1963, o muro dos fundos, que aparece na foto, já tinha uma cerca viva em toda sua extensão, que depois foi substituída por um muro de blocos, cada vez mais alto, até que não conseguimos mais transpô-lo...

A parte de terra entre o muro e a quadra, serviu para o 3° científico noturno construir uma palafita, numa Festa dos Estados, representando o Amazonas, e que foi o vencedor do ano (acho que 1965).

Fui uma das pessoas que colaborou para essa vitória. Enquanto estavam cimentando o chão para colocar a água onde ficaria a palafita, eu e o restante do grupo "Beatles Doll's" resolvemos dar nossos "autógrafos" no cimento fresco: Aninha Ringo, Ciça Paul, Sonhó George, Korita John.

Os garotos não entenderam o "espírito da coisa" e nos levaram pra a diretoria, onde fomos obrigadas a refazer o cimento. Resultado: torcemos mais pelo Amazonas do que pelo Piauí, Estado que minha classe representava. GANHAMOS!!!!

Aninha Ringo

Antonio Zanni disse...

A foto é ainda mais antiga do a Aninha Ringo nos avaliou. Podemos notar isso pelas velhas construções do outro lado da rua, atrás da quadra, que eram muito antigas mesmo. Essa foto deve ter sido tirada nos primeiros três anos da Escola ou início da década de 50. Notem o comprimeto longo das saias das meninas, a elegância dos ternos dos meninos e a falta dos arbustos plantados rentes à mureta que sustinha o alambrado, bem como a ausência de algumas árvores atrás da tabela dos fundos. Ainda não havia atrás da tabela dos fundos aqueles dois postes de madeira com a barra de cano galvanizado onde a gente fazia exercícios na aula de Educação Física na década de 60 quando lá estudei. Também o piso da quadra ainda bem homogêneo, não apresentava nenhuma falha, desnível das placas de cimento, ou qualquer rachadura.

Unknown disse...

nossa que diferença nunca imaginei que o conte um dia foi assim mas também faz tanto tempo então as diferenças são muitas desdos anos 60 até hoje 2009 também se hoje o conte não tivesse um murro que nem nessa fotu nenhum aluno ficaria na escola. rsrsrsrsrsrsrsrsr

andré ota disse...

Putz, não me lembrava de mandar ninguém para a diretoria. Que coisa, Aninha Ringo. Será que éramos caguetas? E não eramos do 3o, mas do 2o.

A foto é bem anterior aos anos 60. 61 entrei na 2a. série e já tinha uma árvore bem no meio que provocava o desnível que o Antonio falou.

Unknown disse...

Quantas recordações essa quadra traz...as aulas de ginástica,os jogos e a bola caindo sempre na piscina ( lado esquerdo da foto)com aquela água suja, esverdeada. Era água da chuva que não tinha como sair. A gente entrava lá para pegar a bola. Uma vez acabei escorregando e fiquei com o uniforme todo sujo e mal cheiroso. comecei a estudar no Alberto Conte quando ainda ficava no prédio do antigo Paulo Eiró -1951. Depois o prédio novo foi construído e fiquei lá até 1957.

NOSSO BLOG DE CADA DIA disse...

Nesta festa dos Estados, Idealizada por Antonio Marmo, Assef Kfouri e todos os demais do grupo do Clássico e Científico do Ze Roberto, Allen e Cia. Antonio Marmo escolheu representar Brasilia e ainda escolheu a Piscina. Trez dias de chuvas e a piscina inundou Brasilia com ela cheia de serragem. O científico realmente ganhou a festa, que teve como Jurado Paulo Planet Buarque, então Dep.Estadual. Do Nosso Estado o Rio Grande do Norte, 3ª série noturno, foi eleita a Miss da Festa dos Estados Shirley, mistiça de Japones com Baiana, morena de olhos puxados. Antonio Marmo até hoje lamenta a piscina. Aureos tempos de muita criatividade e pujança.

DANiEL R. POiT disse...

Estudei no IEEPAC (Instituto Estadual de Educação Prof. Alberto Conte) em 1971 e 1972, após passar no exame de admissão ao ginásio. No segundo semestre de 1972, por questões de saúde interrompi os estudos. Uma pena, pois eu me orgulhava de estar naquele colégio, fleumático e imponente para uma menino pobre, que acabara de completar 11 anos e saía todos os dias do Capão Redondo para estudar em uma escola "elitizada" naquele tempo.
Lá tive aulas com a professora HATSUMI, de português (de quem eu adoraria ter notícias); matemática com Dona Odete, severa e temida. Muitos outros professores cujos nomes não lembro, como a professora de Frances, o professor de educação física (que me apelidou de Silvio Santos, por eu estar sempre sorrindo nas aulas - de tanto que eu gostava das aulas) e a professora de artes, que nos ensinava no teatro da escola, usando um piano, as músicas da pátria, como os hinos da bandeira, da independência, do expedicionário e outros, com um livro que se chamava Elementos de Canto Orfeônico.
Havia também o Sr. Cardoso na cantina, que atendia todos com um sorriso. Dos colegas me lembro de alguns nome: Lucélia e Valter (que também moravam no Capão Redondo); Maria Helena, cujo a buscava em uma Galáxie; Isabel de voz forte e sempre bem humorada; Jeane, a elegância em pessoas (aos 11 anos!); o Clóvis de cabelos enroladinhos que alguns colegas chamavam secretamente de "astronauta"- alusão aos capacetes cheios de fios das caricaturas de astronautas da época em que ainda não existia o "wi-fi" e o "blutooth" e; o Charles, francês. Gostaria de ter concluído o ginasial com aquela turma, não foi possível, mas guardo com carinho memórias de momentos incríveis daquele período. Pena que não tenho fotos da escola ou da turma. Se alguém é ou se lembra de alguma destas pessoas, fique a vontade para fazer contato. Será uma alegria reencontrar.
Muitas Saudades.

Unknown disse...

Saudades, muitas recordações e emoções inesquecíveis! Do primeiro ano primário ao terceiro colegial... uma época de Ouro em minha vida. Obrigado IEEPAC.