sábado, 13 de outubro de 2007

Neruda & Picasso


Alguém saberia dizer, quando por quem e porque os "Pablos" Foram pintados?
É natural que alguém sabe... Mas, também é perfeitamente normal que muita gente, também não saiba...
Quem sabe, aquele garoto, o do meio, em pé com calça "bag" e andar, digamos peculiar, queira se manifestar.

É... Acho que é só.

4 comentários:

Eder Santos disse...

Os desenhos foram grafites feitos em 79/80, época em que alunos envolvidos nos movimentos políticos começaram manifestações que resultaram na fundação do Grêmio Livre do Conte. Tinha mais gente envolvida, mas me parece que o desenho original é do Milton e a grafitagem foi de uma galera que tinha o Passat,Paulinho, os Jorges, e outros.

Flavio Mendes disse...

Seguindo a informação do colega Éder, quando da grafitagem desse prédio não mais estava no Alberto Conte, mas lembro-me que esse prédio foi construido no local onde tínhamos nossa piscina olimpica, isso entre 1971 e 1972, até então as salas de aula concentravam-se no prédio da frente e na época nesse prédio foram construídas mais 8 salas.
Flavio Sérgio Mendes (1967 - 1977)

Milton disse...

Que surpresa. Fui eu e acho que Adelino Passador, e mais alguns, não lembro bem. Ele fazia bons grafites, mas os meus eram melhores (he he). Essas fotos foram ampliadas no retro-projetor do colegio, e as máscaras cortadas em cartolina. Foi em 83, quando se comemoravam exatos 10 anos da morte dos dois "Pablos", o poeta chileno e o pintor espanhol. Lembro das ordens do beldel Seu João (um panaca) para descermos da marquise, quando já estava tudo quase pronto. Daí sumiram com a escada, de tal forma que ninguem subia, ninguem descia. Então acabamos.
Na semana seguinte aconteceu uma feira cultural, com cinema no auditório (botamos prá funcionar o velho projetor de 16mm enferrujado, e projetamos "A Queda", de Ruy Guerra), mas a grande sensação foi o uso do então inédito e curioso videocassete. A Sharp nos emprestou um custavam uma fortuna naquele ano) e as sessões repetidas de "Pixote", do Hector Babenco, ajudaram a pagar o prejuízo da feira.


Milton Oliveira, 46 atualmente.
Amigo na época do Eder (pintávamos camisetas!)

Sergio Ricardo Trevisani disse...

Que grata recordação essa! Estudei de 1979 à 1981 com Vanda Moraes, Ronaldo "Tocko" Nozawa, Massimo Mannu (in memoriam), Ricardo Spanghero, Pedro Bianchini Neto, Sergio Serrato, Vera Hooper, Osni, memsma época do MIltinho, Chacrinha, Passat, Zhé, Modesto, Susy, Doriana, Dagô Poeta, Passat, Eder, tantos outros...ufa!

Sergio Ricardo Trevisani